Visualizações de página nos últimos 7 dias

quinta-feira, 7 de abril de 2011

DIA MUNDIAL DA SAÚDE - 7 de Abril

DIA MUNDIAL DA SAÚDE


Saúde não é apenas não estar doente. Saúde é bem mais amplo que isso, é estar bem fisicamente, mentalmente e socialmente também! Uma boa higiene, alimentação adequada, fazer exercícios físicos regularmente e dormir bem nos ajudam bastante a ter saúde.



 
"Resistência aos Antimicrobianos" é o tema do Dia Mundial da Saúde 2011, celebrado a 7 de Abril.


“Resistência aos antimicrobianos: se não actuarmos hoje, não haverá cura amanhã” (Combat drug resistence - no action today, no cure tomorrow) é o lema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para celebrar o Dia Mundial da Saúde 2011, a 7 de Abril.

A OMS alerta para o aumento da resistência aos antimicrobianos e para a necessidade de se implementarem medidas urgentes para a sua prevenção e controlo.

Além disso, salienta a importância do papel dos Governos, decisores políticos, profissionais de saúde, farmacêuticos e doentes, no âmbito da implementação de políticas e práticas que garantam a eficácia dos medicamentos que actualmente são utilizados no tratamento de doenças infecciosas e do reforço da prevenção e controlo da emergência de microrganismos resistentes.

De acordo com a OMS, a resistência aos antimicrobianos tem sido facilitada pela falta de políticas de prescrição, pela utilização incorrecta (em doses menores ou por menor tempo do que foi prescrito pelo médico), pela utilização no tratamento de doenças para as quais não são indicados (por exemplo, nas gripes e constipações) e por práticas insuficientes de prevenção e controlo de infecções associadas à prestação de cuidados de saúde.

O uso e abuso dos antimicrobianos nos últimos 70 anos tem provocado o aumento de microrganismos resistentes a estes medicamentos, causando mortes, sofrimento, incapacidade e aumento de custos para o doente e a sociedade.

A resistência antimicrobiana ocorre quando microrganismos como bactérias, vírus, fungos e parasitas sofrem alterações que os tornam resistentes aos medicamentos. Este fenómeno é preocupante, pois além da medicação se tornar ineficaz, há o risco de muitas das doenças infecciosas se tornarem incontroláveis e de, através da mobilidade actualmente muito facilitada das pessoas, se poderem propagar rapidamente.

O Dia Mundial da Saúde, comemorado a 7 de Abril desde 1950, celebra ainda a criação da OMS, em 1948.

Em cada ano, a OMS aproveita a ocasião para fomentar a consciência sobre alguns temas chave relacionados com a saúde mundial. Neste sentido, organiza eventos a nível internacional, regional e local para promover o tema escolhido em matéria de saúde

LIVRO - ELMER 2ºano-B-F

Nas aulas de Apoio ao Estudo- PNL, os alunos do 2ºAno- B da professora Tânia, leram o livro "ELMER"
A História de um elefante muito colorido...
Cada aluno criou uma "roupa" para o Elmer e assim apareceu muitos e lindos  vestidos para o Elmer.
Click to play this Smilebox photo album
Create your own photo album - Powered by Smilebox
This photo album personalized with Smilebox

terça-feira, 5 de abril de 2011

19ª mostra de teatro das Escolas de Sintra

19ª MOSTRA TEATRO DAS ESCOLAS DE SINTRA



Decorre até dia 6 de Maio a 19ª Mostra de Teatro das Escolas de Sintra, iniciativa promovida pela autarquia que dá continuidade ao trabalho desenvolvido no âmbito da Expressão Dramática.

Para além da apresentação de trabalhos de cada grupo participante, esta iniciativa aposta fortemente na formação dos educadores, professores, monitores de ATL e responsáveis pelos grupos de teatro das escolas da rede pública e dos estabelecimentos de ensino da rede privada com ensino básico.

No dia 8 de Maio é a data para a divulgação da avaliação do Júri e apresentação de um espectáculo de teatro para o público infantil e juvenil e no dia 14 de Maio, no Centro Cultural Olga Cadaval, serão apresentadas as Menções Honrosas da 19ª Mostra de Teatro do Concelho de Sintra.



-6 de Abril, quarta-feira

- 10h00, Sempre Mais Alto, Grupo de Teatro C(oração) E(xtrema) F(elicidade) (EB23 Escultor Francisco dos Santos), na EB23 Escultor Francisco dos Santos (Antiga EB23 de Fitares)
- 18h00, Filhos de Assassinos, Lordes do Caos (Escola Secundária de Mem Martins), na Casa da Juventude (Tapada das Mercês)



7 de Abril, quinta-feira
- 17h00, A Menina do Mar, Os Mágicos do Mar (EB1/JI Sabugo e Vale de Lobos), na Colectividade do Sabugo
- 18h30, A Cidade da Alegria, Os Pinfantes (EB1/JI Fitares), na EB1/JI Fitares
- 19h30, A Galinha Ruiva, Os Bichinhos Agricultores (EB1 Rinchoa), na EB1/JI Fitares

19ª Mostra de Teatro - das Escolas de Sintra


7 de Abril  de 2011 às 18:30 e 19:00
No Museu do Conto e da Fantasia
Auditório da EB\/JI de Fitares
no âmbito da "19ª Mostra de Teatro das escolas de Sintra"

O grupo de teatro constituído pelos alunos da
Turma de Percurso Curricular Alternativo da EB1/JI de Fitares, apresentará:

"A CIDADE DA ALEGRIA"
autoria de: "OS PINFANTES"


O grupo de teatro constituído pelos alunos da

Turma de Percurso Curricular Alternativo da EB1/JI da Rinchoa, apresentará:

" A GALINHA RUIVA"
de António Torrado
adaptação de "OS BICHINHOS AGRICULTORES"












segunda-feira, 4 de abril de 2011

CUIDA BEM DOS LIVROS!

Cuida bem dos livros!


Algumas sugestões para  cuidares bem os teus livros:

• Não manusear com as mãos sujas;

• Não rabiscar a capa ou as folhas;

• Não rasgar, nem arrancar folhas;

• Não apoiar o cotovelo no livro;

• Não colocar entre as páginas objectos mais espessos que o papel;

• Não dobrar o canto das folhas;

• Não usar saliva para virar as folhas;

• Não comer, nem beber próximo dos livros.

DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL - 2 de Abril


Um mundo de sonhos, informação e conhecimento!


Quando abrimos um livro há sempre surpresas e emoções. Já reparas-te que quando começamos a ler a nossa imaginação vai mais longe? Entramos em castelos, vivemos grandes aventuras e levamos grandes sustos também! Na escola, os livros algumas vezes podem não ser tão divertidos, mas trazem muita informação e novos conhecimentos. Além do mais, isso vai depender da forma com lemos esses livros, pois não é difícil criarmos histórias lendo conteúdos escolares. Já experimentas-te? Vale a pena, pois fica muito mais fácil compreender o seu conteúdo!



Mas e a literatura infantil?

Inicialmente as histórias infantis não eram escritas, mas somente contadas e eram criadas pelas próprias mães que tinham necessidade de comunicar com os seus filhos e contar a respeito das coisas que os rodeavam. O início da literatura infantil ocorreu entre os anos de 1628 e 1703, com os títulos: , "O Barba Azul" (Perrault)”, "A Gata Borralheira"(Irmãos Grimm), “O Patinho Feio” (Andersen) entre outros.



Escritores que marcam presença em nosso país é Luísa Ducla Soares, António Torrado, Alice Vieira e muitos mais… vejam as suas obras.




E agora os livros digitais!

Os livros digitais, ou e-books, representam uma tecnologia que tende a crescer cada vez mais. Disponíveis para download, geralmente são gratuitos ou muito baratos.